Washington Douglas Nunes Lira

Eixo temático: Social

Nesta produção visamos evidenciar o trabalho que está sendo realizado em uma escola municipal localizada  no bairro do Andaraí. no Rio de Janeiro, pertencente à Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, onde a ONG Parceiros da Educação realiza um trabalho de conscientização social através da arte, literatura e educação. Nesta escola no ano de 2023, foi realizado um trabalho de percepção das mudanças climáticas com as crianças que estudam na Educação Infantil e do 1º ao 5º anos, através da leitura de “A Reforma da Natureza, de Monteiro Lobato, em conjunto com a apresentação do primeiro episódio de “Avatar: A Lenda de Aang”, no qual o personagem Aang é encontrado preso num Iceberg no Polo Sul. Lá ele conhece os habitantes, a fauna e as contradições do território antártico. A partir disso, construímos uma dinâmica de reconhecimento com as crianças, por meio de estudos mais aprofundados e expressão da arte gráfica sobre as mudanças climáticas e seus impactos no continente antártico.

Os conteúdos do resumo e do vídeo são de responsabilidade do autor.