Larissa Cavalheiro Klauss - Campus Palmas / Instituto Federal do Paraná (IFPR)

O assunto de meio ambiente deve ser tratado nas escolas, pois é um assunto de extrema necessidade e seriedade, desse jeito teremos adultos conscientes e responsáveis pelo meio onde vivemos. Pensando assim, os alunos de Ciências-Biológica do IFPR-Campus Palmas, que participavam do PIBID, em 2017, idealizaram a estufa automatizada no colégio. Essa estufa não teria apenas o objetivo de melhoramento na merenda escolar, mas torná-la multidisciplinar, pois a automatização da estufa seria por meio de Arduino, uma programação livre e fácil de ser utilizada, para isso os alunos contaram com ajuda da faculdade que promoveram um curso de robótica, a fim de ajudar no desenvolvimento do projeto. A estufa teria 20 metros de comprimento por 6 metros de largura e altura de até 3 metros. A cobertura seria em forma triangular. Seria colocado um exaustor e um ventilador para controlar a temperatura do ambiente da estufa. A estrutura seria coberta com material plástico transparente, para que a luminosidade pudesse entrar na estufa, para controlar a luminosidade haveria tela de sombreamento e o sistema de iluminação noturna seria por meio de lâmpadas. O sistema de Arduino iria controlar a parte eletrônica dentro da estufa, os sistemas de irrigação seriam por meio de uma central, os outros sistemas de umidade, de luminosidade e temperatura seriam controlados por sensores instalados por toda a estufa. Como o projeto estava em andamento de construção, para apresentações da estufa foram realizados projetos em 3D, e maquete, proporcionando uma visão de como ficaria a estufa, vista por fora e por dentro. A conclusão desse projeto, embora não tenha sido finalizado por falta de tempo ofertado pela para realização, foi que uma idealização de estufa em colégios estaduais poderia ser de grande utilidade estaduais, não apenas para o melhoramento da merenda escolar, mas, também, para aquisição de conhecimento dos alunos, assim mostrando de forma criativa e inovadora um jeito de cuida e zelar o meio ambiente.

Referências

Bombana, B. C. M. e, Czapski S. Hortas na educação ambiental: Na escola, comunidade, em casa. Editora Peirópolis-2011

Roberts, M. M. Arduino Básico. Novatec Editora. 2 Edição-2015

Larissa Cavalheiro Klauss

Os conteúdos do resumo e do pôster são de responsabilidade da autora.