Cintia Gomes Oliveira, Isabella Cristina freire de Mendonça, Patricia Bover Draganov e Vanessa Ribeiro Neves - Campus São Paulo / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Eixo temático: Outro - Experiência de gestão ambiental em instituições de saúde

Introdução.

Na área da saúde, os gêneros cartum, charge e HQ são utilizados com frequência nos processos envolvendo a educação, seja ela em saúde ou profissional. Se trata do uso da linguagem visual e da arte para transmitir uma mensagem com fins de ensino e aprendizagem. O diagnóstico do ambiente construído e as propostas de soluções baseadas em evidências de design de estabelecimentos assistenciais de saúde para a comunidade usuária de EAS por meio de cartuns parece cumprir a proposta da aprendizagem significativa do graduando de enfermagem ao mesmo tempo que oferece uma proposta de solução arquitetônica para a comunidade usuária de estabelecimento assistencial de saúde (EAS) por meio de mídia atrativa, divertida e resolutiva.

Objetivo.

Relatar a experiência em desenvolver e distribuir cartuns a partir do diagnóstico e de propostas de soluções baseadas em evidências de design de estabelecimentos assistenciais de saúde para a comunidade usuária de EAS.

Material e métodos.

Estudo descritivo de natureza qualitativa, na modalidade relato de experiência, em que será utilizado o estudo metodológico como forma de abordagem estratégica para a construção de cartuns com uso da mídia digital PIXTON. O relato será construído a partir da observação do processo de construção de cartuns que será realizado em unidades de internação de um hospital de ensino e na Escola Paulista de Enfermagem de Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, com graduandos matriculados do terceiro ano do curso de enfermagem na unidade curricular de gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem.

Palavras-chaves: Mídia digital; Educação; Cartum; Design baseado em evidências; Estabelecimentos Assistenciais de Saúde.

Cintia Gomes Oliveira pster

Os conteúdos do resumo e do pôster são de responsabilidade das autoras.