Nortom Munhoz Alves, Nortom Munhoz Alves, Larissa Zacher Lara, Crislaine Bertoldi e Andreia Neves Fernandes - Instituto de Química / Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Eixo temático: Outro - Contaminantes emergentes

No meio ambiente aqueles plásticos que são fragmentados em tamanhos diminutos, entre 0,001 e 5 mm, são denominados microplásticos (MP). Os MP podem atuar como vetores de contaminantes presentes no meio ambiente e serem ingeridos por seres vivos. Entre estes, destacam-se os compostos desreguladores endócrinos (EDC), que podem ser produzidos pelo corpo humano ou sintetizados. Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o comportamento de sorção do 17β-estradiol (E2), 17α-etinilestradiol (EE2) e estriol (E3) em MP de poliamida (PA). A poliamida foi escolhida por estar presente em praticamente todos os tipos de roupas. O preparo do MP foi realizado em moinho criogênico, onde ocorreu a fragmentação da PA utilizando nitrogênio líquido para então ser peneirada em malha 355 µm. Cada experimento foi realizado com um EDC separadamente, em triplicata, sob agitação de 125 rpm e à temperatura de 25ºC. Foram avaliados os parâmetros de dosagem do MP, tempo de contato e concentração dos EDC. Ao final dos experimentos, as amostras foram filtradas e a concentração final foi determinada em espectrofluorímetro. Os resultados de dosagem demostraram que a melhor eficiência de sorção foi a de 2,5 mg L-1 de poliamida. O melhor tempo de contato foi 24h para o E2 e EE2 e de 72h para o E3. Para o estudo de concentração, os compostos E2 e o EE2 apresentaram a maior eficiência de sorção em 2 mg L-1 e 5,0 mg L-1, respectivamente. Por outro lado, o E3 não apresentou dependência da concentração na sorção e teve a menor eficiência. Como conclusão, esse estudo mostra que há a interação entre microplásticos de poliamida e os EDC, mostrando que essas partículas plásticas podem agir como vetores desses contaminantes. Essa interação provavelmente ocorre no meio ambiente, porém outros fatores ambientais como pH, temperatura, grau de degradação do MP, correntezas, presença de outros contaminantes, também podem afetar essas interações e precisam também ser estudados.

Referências

AUTA, Helen S.; EMENIKE, C. U.; FAUZIAH, S. H. Distribution and importance of microplastics in the marine environment: a review of the sources, fate, effects, and potential solutions. Environment international, v. 102, p. 165, 2017.

CHENG, Dongle et al. A critical review on antibiotics and hormones in swine wastewater: Water pollution problems and control approaches. Journal of hazardous materials, v. 387, p. 121682, 2020.

DE RUIJTER, Vera N. et al. Quality criteria for microplastic effect studies in the context of risk assessment: A critical review. Environmental science & technology, v. 54, n. 19, p. 11692, 2020.

LU, Jian et al. Adsorption and desorption of steroid hormones by microplastics in seawater. Bulletin of environmental contamination and toxicology, p. 1, 2020.

Agradecimentos: LAPACE, CNPq, INCTAA, CAPES e UFRGS.

Nortom Munhoz Alves