Luana Lins de Andrade, Sidney Fernandes e Yvan Jesus Olortiga Asencios - Universidade Paulista (UNIP)

Outro eixo: Biorremediação

Resumo:

Esse trabalho teve como objetivo obter biossorventes baseados em algas marinhas, que possam ser utilizados na remoção de cátions de metais pesados presentes em sistemas aquosos. Avaliar a capacidade de remoção dos cátions por algas naturais e algas quimicamente modificadas. Foi realizada a caracterização taxonômica e química destas algas e posteriormente duas fases de ensaios de biossorção onde a primeira com o propósito de estimar o potencial de biossorção do metal Co (II) e a segunda com a intenção de entender as variáveis envolvidas no processo de biossorção da alga escolhida. A concentração de elementos e/ou substâncias químicas nas macroalgas servirão como indicadores de poluentes e provavelmente novas contribuições para a ciência, já que até o momento, nenhum estudo sobre o tema foi realizado na região metropolitana da Baixada Santista. Através destas informações, poder-se-á ter subsídios para estudos ecológicos de longa duração no sentido de preservação local. Dentre as observações feitas, verificou-se que as macroalgas bioacumularam muitas substâncias como cálcio (Ca), cloro (Cl) e Silício (Si) em altas concentrações como apresentado nos gráficos, porém nada que possa vir a prejudicar a fauna, flora e a população que porventura tenha contato com a água, outras amostragens serão realizadas em locais distintos no intuito de se ter resultados diferentes. Além de servirem de bioacumuladoras de metais pesados conforme apresentado nos gráficos, elas também serviram como abrigo para animais de pequeno porte, por diversas vezes encontrados. Acredita-se que com a continuação do projeto teremos ricas informações sobre a importância das macroalgas para o meio ambiente ajudando a recuperação de mares e oceanos onde possa ter ocorrido ação antrópica.

Luana Lins de Andrade

Clique na imagem para ampliá-la

Os conteúdos do resumo e do pôster são de responsabilidade dos autores.