Marcelo Ohta e Monica Yumi Ohta

Eixo temático: Ambiental

Por muito tempo, a Geografia escolar foi em geral ensinada de forma fragmentada e memorística (cobrando-se muita “decoreba” de nomes/dados) aos estudantes, o que refletia em seu baixo interesse/motivação para aprendizagem dessa disciplina. Assim, era comum a seguinte dicotomização com setorizações: Geografia Física (relevo, clima, vegetação, hidrografia) e Humana (economia, política, população, cultura). Diferentemente, a Geografia atual defende a integração e contextualização dos conteúdos, a compreensão dos fenômenos e relações entre seus elementos/fatores. É nesse sentido que surgiram os temas transversais, tratados nos currículos escolares como problematizações sociais contemporâneas, dentre os quais está o meio ambiente, cuja concepção integra tudo o que nos cerca. A Geografia possui saberes, ligados a atividades socioeconômicas que usam/ocupam terras/espaços e exploram recursos naturais (e decorrentes impactos socioambientais), a contribuir para uma educação ambiental. O objetivo desta pesquisa (em andamento) é propor o ensino geográfico dos 6 biomas brasileiros – Mata Atlântica (característico de São Paulo), Pampa, Pantanal, Caatinga, Cerrado e Amazônia – e suas problemáticas/degradações ambientais, direcionado aos estudantes do 7º ano do ensino fundamental, por meio da gamificação. Esta é um tipo de metodologia ativa que faz uso de elementos e características comuns aos jogos, com o fim de engajar (pelo aspecto lúdico e desafiante) os participantes no caminho da aprendizagem. O plano abrange uma sequência didática de 11 aulas; uma turma-piloto vai ser dividida em 6 grupos (com respectivos biomas); estão presentes elementos como storytelling (contação de história, capaz de emocionar e persuadir os ouvintes), pontos e atividades regulares e extras, fases/níveis, feedback, quadro de classificação, compras de ajudas, havendo um grupo vencedor ao final. Sala de aula invertida, ensino híbrido e seminários complementam esse plano de protagonizar os estudantes.

Os conteúdos do resumo e do vídeo são de responsabilidade dos autores.