Iara Fernanda Bruda Sens, Alexandra Goede de Souza, Gabrieli Wasilkosky, Vinicius Petermann Benedicto, Denize Gabrieli Dacechen e Filipe André Venturi

Eixo temático: Ambiental

O descarte incorreto do óleo de cozinha comestível usado, além de prejuízos econômicos, causa inúmeros danos ao meio ambiente, como poluição dos corpos hídricos e do solo, tornando-os impróprios para consumo e desenvolvimento da vida. Na maioria dos casos, o óleo é descartado diretamente no sistema sanitário das residências ou em locais sem adequada impermeabilização. Nesse sentido, é importante conscientizar as pessoas das formas adequadas de realizar o descarte do produto. Iniciativas com crianças e adolescentes voltadas ao correto descarte do óleo de cozinha podem contribuir para formar uma consciência ambiental e reduzir impactos negativos do produto. Dentre as formas de descarte correto está a sua reciclagem para produção de sabão caseiro. Assim, o objetivo do projeto foi realizar oficinas de reciclagem para promover a educação ambiental quanto ao descarte correto do óleo de cozinha, bem como sua utilização para fabricação de sabão com os estudantes do ensino fundamental das escolas públicas do município de Rio do Sul, Santa Catarina. O projeto foi conduzido pelos PET Agroecologia Rural Sustentável do Instituto Federal Catarinense – Campus Rio do Sul, com os estudantes de oitavo e nono anos de quatro escolas do município. Os trabalhos contaram com: palestras, informando acerca da importância da reciclagem do óleo; e oficinas de fabricação de sabão, fornecendo, assim, os meios necessários para que os estudantes possam orientar suas famílias de como reciclar o óleo, produzindo sabão. Ao final das oficinas, os estudantes levaram receitas e uma barra de sabão para suas casas. O projeto mostrou-se eficiente no âmbito da educação ambiental, pois aumentou a sensibilização e o interesse dos estudantes pelo tema, aliada à proposta de economia e geração de renda. Também foi importante na formação de uma consciência ambiental aos integrantes do grupo PET Agroecologia Rural Sustentável. Por fim, proporcionou maior interação com a comunidade, auxiliando na promoção da discussão de problemas ambientais atuais.

Os conteúdos do resumo e do vídeo são de responsabilidade dos autores.