Lorys Carvalho, Dulce Helena Ferreira de Souza e Paula Adriana Silva

Eixo temático: Ambiental

O tema resíduos químicos tem sido muito discutido nos últimos anos, principalmente por conta da questão ambiental, fazendo com que diversas instituições se movimentem para resolver os problemas com seus resíduos passivos e ativos. Grande parte de tais resíduos encontra-se estocada há muitos anos, causando problemas de armazenamento e segurança. Algumas universidades preocupam-se há alguns anos com esse assunto, de modo que colocaram em prática um Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ). Este documento tem a finalidade de padronizar e melhorar a gestão e gerenciamento dos resíduos nas unidades geradoras, preocupando-se desde a segregação até a destinação final correta. O presente trabalho traz uma revisão bibliográfica sistemática sobre o gerenciamento de resíduos químicos em 40 universidades brasileiras com o intuito de comparar e identificar quais delas possuem informações sobre o manejo de seus resíduos químicos. Nota-se que apenas 8 instituições apresentaram algum documento denominado Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) ou PGRQ.

Os conteúdos do resumo e do vídeo são de responsabilidade das autoras.