Abraão José de Carvalho, Ingrid Mazza, Thâmara M. I. de Sousa, Jaqueline Vígolo Coutinho e Lázaro H. Pereira - Universidade Federal do Cariri (UFCA)

O Catálogo tem como finalidade dar maior visibilidade às ações e projetos relacionados ao desenvolvimento sustentável trabalhado no âmbito da Universidade Federal do Cariri - UFCA e da comunidade acadêmica e regional que consegue ser compreendida pelas atividades realizadas. No ano de 2020, o Catálogo de Ações para Sustentabilidade, que está em sua terceira edição, visou, como no anterior, identificar as inter-relações das ações desenvolvidas pela comunidade acadêmica da UFCA e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Dessa maneira, cada ação presente neste catálogo indicou com qual ou quais dos ODS possui maiores conexões e, portanto, contribuições. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e buscam a concretização de metas globais para a melhoria da qualidade de vida no planeta, erradicação da pobreza, concretização dos direitos humanos, igualdade de gênero a partir do equilíbrio entre as principais dimensões do desenvolvimento sustentável: a ambiental, a social e a econômica (ONU, 2015). Tivemos como resultados dessa edição 2020, o total de 45 ações identificadas na UFCA, nas áreas do ensino, pesquisa, extensão, cultura e gestão administrativa, o catálogo é disponível apenas em versão digital, ele foi elaborado com a contribuição da comunidade acadêmica, sempre tendo como base as dimensões da sustentabilidade e a relação dessas ações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidades (ONU).

www.brasil.un.org

Abrao Jos de Carvalho 2 pster