Jaqueline Vígolo Coutinho, Thâmara M. I. de Sousa, Abraão J. de Carvalho, Lázaro H. Pereira e Ingrid Mazza - Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Como iniciativa do Grupo de Trabalho Temático - Gestão de Resíduos, com a Coordenadoria de Gestão da Sustentabilidade, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), no ano de 2019 foram disponibilizados questionários aos coordenadores e responsáveis técnicos de 13 laboratórios integrantes dos diversos cursos ofertados pela instituição. As informações solicitadas incluíram a elucidação dos tipos gerados de resíduos comuns, orgânicos e perigosos, e suas respectivas quantidades. Ao todo, foram obtidas respostas de 12 laboratórios, a saber, Ambulatório, Laboratório de Patologia Experimental, Laboratório de Pesquisa em Doenças Cardiovasculares e Metabólicas, Central Analítica, Laboratório de Estruturas, Materiais de Construção Civil, Laboratório de Pavimentação, Laboratório de Saneamento, Mecânica dos Solos, Laboratório de Calçados, Bloco F e Fitopatologia. Como resultado, os tipos mais recorrentes de resíduos comuns foram material de expediente (48/177 - 48 respostas de 177; e.g. caneta, fita adesiva), plástico (51/177) e papel (27/177). Não foi possível a padronização das unidades de mensuração da quantidade produzida desses resíduos. Quanto aos resíduos orgânicos, houve registro de geração de 27,5 kg/mês de resíduos alimentares e 1,5 kg/mês de galhos e folhas secas. Eletrônicos, embalagens de produtos químicos, equipamentos de proteção individual (EPI) usados, frasco de reagentes e papel com resíduo químico ou de serviço de saúde, foram gerados em todos os laboratórios participantes. De frasco de reagentes foram informadas 65 unidades/mês descartadas. Com isso, o diagnóstico preliminar apontou uma frequência de geração de resíduos comuns, orgânicos e perigosos nos laboratórios que deve subsidiar a inclusão da gestão desses resíduos na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais, além de contribuir com o dimensionamento dos espaços de armazenamento temporários e da quantidade de contentores de resíduos específicos para os laboratórios da UFCA.

Jaqueline Vgolo Coutinho pster