Abraão José de Carvalho, Ingrid Mazza, Thâmara M. I. de Sousa, Jaqueline Vígolo Coutinho e Lázaro H. Pereira - Universidade Federal do Cariri (UFCA)

A coleta seletiva solidária é o recolhimento dos resíduos recicláveis descartados, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis na Região do Cariri. Desde 2017, a Universidade Federal do Cariri - UFCA Campus Juazeiro do Norte, por meio da Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS), atende ao Decreto nº 5.940/2006, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública, realizando diversas doações tais como papel, papelão, garrafas pet, plásticos e eletrônicos. Assim, a UFCA minimiza a quantidade de resíduos que é levada pela coleta pública municipal, oferece o destino ambientalmente adequado e ajuda na renda de diversas famílias do Engenho do Lixo e Juazeiro Ambiental. A quantidade de materiais recicláveis que foram doados, entre 2017 e 2019, soma um total de 2.583 kg. Enfatizamos que em decorrência da pandemia não realizamos ação no ano de 2020. Tivemos como resultados da ação, no ano de 2019, um total de 1.105 kg de resíduos doados, sendo 290 kg de papelão, 645 kg de papel, 105 kg de plástico, 20 kg de eletrônicos e 45 kg de garrafa pets.

Abrao 3