Washington Douglas Nunes Lira - Campus Guarulhos / UNIFESP

Eixo temático: Promoção do ensino e conscientização ambiental

O presente trabalho visa analisar a construção dos valores éticos ligados à Educação Ambiental desenvolvidos numa escola de Educação Infantil.

A Educação Ambiental é na contemporaneidade um dos pilares da construção de um futuro melhor para as próximas gerações, no qual o conceito de sustentabilidade leva para a consciência do cuidado com o planeta, a não agressão à natureza, a incorporação de conceitos e cosmovisões de pensadores indígenas como Ailton Krenak e o debate sobre as mudanças climáticas. Tais elementos e percepções inclinam a posição de que desde cedo o debate sobre o ambientalismo seja feito, principalmente nas escolas.

Com este trabalho, visamos expor o ensino que é feito sobre a questão ambiental na escola de Educação Infantil da Prefeitura do Município de São Paulo “E.M.E.I. Presidente Dutra”, localizada no bairro do Tatuapé, zona leste da metrópole paulista. A escola se destaca por promover amplamente atividades de Educação Ambiental com seus alunos e alunas, tais como: coleta de material reciclável; cultivo de hortas orgânicas; captação de água da chuva; preservação do espaço arbóreo; não utilização de copos descartáveis, dentre outras. A E.M.E.I. Presidente Dutra, foi tombada por sua importância cultural e ambiental pelo Conselho Municipal de Conservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (CONPRESP), resolução 10/90.

Washington Douglas Nunes Lira

Os conteúdos do resumo e do pôster são de responsabilidade do autor.