Celso Nobuo Kawano Junior, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Maria Santos Gouw  e Nélio Bizzo - Campus Diadema / UNIFESP

Eixo temático: Promoção do ensino e conscientização ambiental

A identificação e a diferenciação entre seres vivos e elementos não vivos estão entre os principais conteúdos da disciplina de Ciências no Ensino Fundamental. O presente trabalho teve como objetivo conhecer as concepções prévias de alunos dessa etapa do ensino sobre as características que diferenciam seres vivos e elementos não vivos, e verificar se essas concepções persistem após a implementação de atividades didáticas voltadas para o tratamento do tema. Na etapa diagnóstica, foram aplicadas duas atividades em uma turma de 29 estudantes, com idade entre 12 e 14 anos. A etapa seguinte consistiu no estabelecimento do conflito cognitivo em sala de aula, através de uma sequência de atividades. Posteriormente, as atividades diagnósticas foram reaplicadas com o objetivo de identificar e discutir possíveis mudanças ou resistências nas concepções dos estudantes. Os dados obtidos demonstraram que o conflito cognitivo foi eficaz, resultando em um aumento significativo do percentual de respostas corretas dos estudantes, tanto na identificação de seres vivos e elementos não vivos quanto na utilização de critérios para justificar a atribuição ou não de vida. Esses resultados fornecem subsídios para a reflexão dos professores de Ciências e favorecem a escolha de intervenções didáticas e exemplos úteis e eficazes, que possibilitem a promoção da aprendizagem dos alunos sobre os critérios fundamentais para diferenciar seres vivos e elementos não vivos.

Celso Nobuo Kawano Junior 3 Seres vivos e elementos no vivos