Celso Nobuo Kawano Junior e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Sobjak - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Eixo temático: Promoção do ensino e conscientização ambiental

Além de importante fonte de entretenimento, as histórias em quadrinhos são, na atualidade, reconhecidas por seu indiscutível potencial educativo. Elas proporcionam a leitura prazerosa por todas as faixas etárias, especialmente crianças e adolescentes, estimulam a curiosidade, a imaginação e o senso crítico, possibilitam a expressão das concepções prévias dos indivíduos e promovem a construção de novos conhecimentos. Dentro desse contexto, as HQs de Mauricio de Sousa se destacam nacional e internacionalmente por suas belas imagens e textos criativos, sua linguagem clara e acessível a todos os públicos, bem como a abordagem de temas contemporâneos, em sintonia com os principais acontecimentos da nossa sociedade. No segundo semestre de 2020, inicialmente foi realizada a leitura de 17 (dezessete) exemplares da coleção Revistas Especiais da Turma da Mônica, disponíveis gratuitamente na internet, dos quais 7 (sete) abordam temas ambientais: tratamento e preservação da água;  poluição de biomas brasileiros; ações humanas e impactos sobre o planeta Terra; posse responsável de animais domésticos; combate ao mosquito Aedes aegypti; ações de proteção do Ministério Público em relação ao meio ambiente; e relação entre a falta de saneamento básico e a ocorrência de sintomas como a diarreia. Após a leitura dos exemplares, foram elaboradas questões de compreensão sobre cada um dos conteúdos abordados, com o intuito de servir como referência de atividades para professores do Ensino Fundamental, especialmente os atuantes no 6º ano, e até mesmo pais e/ou responsáveis pelos alunos. Espera-se, com o exposto acima, estimular os adultos a promover a leitura atenta e minuciosa das HQs pelas crianças, seguida pela realização de questionamentos que possam avaliar a interpretação e a aprendizagem de temas científicos.

Celso Nobuo Kawano Junior 2 HQs Meio Ambiente