Julia Giacomett Quintino, Fabiana Harumi Miyasaki, Igor Souza de Morais, Luciana Antônio Santos, Taís Frazão do Amaral e Juliana de Souza Azevedo - Campus Diadema / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

O Projeto de extensão universitária “Peixe na Rede” (SIEX 17.308) busca promover e difundir ações de caráter educativo, social, cultural e científico quanto a pesca sustentável nos compartimentos aquáticos continentais, com foco inicial ao reservatório do sistema Billings. A represa Billings, construída em 1925 visando a geração de energia, propicia o abastecimento de água a uma grande parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e teve a pesca impulsionada em 1963 como uma alternativa a fim de gerar renda à população local. Hoje, o entorno da Billings é caracterizado por possuir um alto adensamento populacional, com diversas instalações irregulares que despejam seus esgotos, in natura, neste manancial. Neste cenário, o projeto Peixe na Rede busca promover ações de caráter educativo nas escolas, universidades e com a comunidade local como um todo quanto a pesca sustentável e a conservação do reservatório Billings. Para isso, são empregadas práticas quali-quantitativas e aplicados mecanismos da ciência cidadã, a fim de somar esforços quanto a conservação de mananciais e realçando a importância da pesca sustentável para a região e os diferentes atores que dela dependem. Por este projeto, espera-se ainda promover o intercâmbio de informações quanto às estratégias de manejo da pesca e importância dos reservatórios, realçando seus diversos serviços ecossistêmicos de provisão, suporte, regulação e cultural. Dessa forma, o projeto vem orientando a comunidade a realizar suas atividades e utilizar de forma sustentável os recursos existentes no reservatório Billings e em seu entorno, a fim de fortalecer a importância da conservação e manutenção dessas áreas, que embora possuam alguns setores em estágio avançado de degradação, são extremamente necessárias para grande parte dos moradores e trabalhadores da região que têm como principal fonte de renda atividades como a pesca artesanal, além do uso para fins recreativos e de lazer.

Os conteúdos do resumo e do vídeo são de responsabilidade dos autores.