Celso Nobuo Kawano Junior e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Maria Santos Gouw - Campus Diadema / UNIFESP

Eixo temático: Promoção do ensino e conscientização ambiental

O aquecimento global resulta da intensificação anormal de um fenômeno natural conhecido como efeito estufa. Diversas atividades humanas, tais como deslocamento de veículos, desmatamento, queimadas, processos industriais, pecuária, agricultura, entre outras, têm sido relacionadas ao aumento desenfreado das emissões de gases de efeito estufa (dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, etc.), responsáveis pela elevação da temperatura global. O presente estudo é quantitativo e, ao todo, 86 estudantes responderam ao questionário da pesquisa; a participação foi feita de forma anônima e voluntária. Os resultados revelam que os alunos consultam principalmente artigos científicos e sites especializados em ciência para se manter informados sobre o aquecimento global, sentem-se preparados para lecionar sobre o tema e possuem uma ampla gama de conhecimentos referentes ao assunto (por exemplo: causas, consequências e medidas de mitigação). Quanto à aprendizagem dos licenciandos, constatou-se que eles percebem que, ao longo de sua escolaridade (ensinos fundamental, médio e superior), há um aumento progressivo da presença e abordagem do conteúdo referente ao aquecimento global; isso é extremamente positivo, pois contribui para o debate social sobre o tema e o estabelecimento de políticas educacionais relacionadas. Ainda no aspecto “aprendizagem”, a maior média obtida corresponde à afirmação, pelos estudantes, de que aprenderam sobre o aquecimento global “sozinhos, por conta própria”; esta expressão se opõe à ideia de educação formal. Assim, supõe-se que esses indivíduos tenham aprendido, principalmente, de maneira informal, ou seja, adquirido tais conhecimentos através da experiência cotidiana e das influências educativas de seu meio – família, trabalho, lazer e diversas mídias de massa.

Celso Nobuo Kawano Junior 1 Aquecimento global