Celso Nobuo Kawano Junior  e Júlio César Epifânio Machado - Secretaria da Educação do Estado de SP

Eixo temático:  Promoção do ensino e conscientização ambiental

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. O presente trabalho teve como objetivos descrever e analisar os resultados alcançados com a elaboração e implementação de uma sequência didática sobre as consequências do abandono de animais domésticos e as possíveis ações para superar esse problema. A aplicação da sequência didática ocorreu em 4 turmas de 6º ano do Ensino Fundamental, de 40 alunos cada, de uma escola pública de Embu das Artes - SP. A sequência didática, composta por 6 aulas, consistiu na leitura de textos e discussão coletiva, pesquisas na internet, fotografias de animais abandonados, exibição de vídeos, elaboração de textos e participação em página criada em rede social. Os objetivos da sequência didática foram alcançados, resultando em aprendizagens significativas dos alunos – eles atribuíram significado a informações novas, relacionando-as a conceitos e ideias que já possuíam. Ao entrar em contato com os conteúdos científicos, abordados através de diferentes estratégias didáticas, os estudantes puderam ampliar seu repertório de conhecimentos sobre o abandono de animais domésticos, as consequências sociais e ambientais do problema e as medidas, individuais e coletivas, para reduzi-lo. A participação oral, a qualidade das pesquisas feitas e dos materiais coletados, as interações presenciais e virtuais, e os registros e textos produzidos, dentre outros aspectos, evidenciaram uma mudança considerável de postura dos alunos em relação ao abandono de animais, demonstrando adquirida sensibilização com o problema e adotando uma postura crítica diante dos crimes de maus-tratos contra animais.

Celso Nobuo Kawano Junior Ces e gatos abandonados